Astrofísica brasileira premiada em Paris lota palco central da Campus Party

Ela ganhou o prêmio "Mulher na Ciência" da UNESCO em Paris e esteve em São Paulo, no começo de 2016. Conheça a brasileira que lotou o palco central do maior evento de tecnologia do país...

A Campus Party 2016, o maior Congresso de Tecnologia a nível mundial que acontece em vários países pelo mundo, teve sua nona edição no Brasil como sempre no mês de Janeiro. É uma reunião de Cientistas, Professores, Profissionais de Tecnologia, Estudantes, Nerds, Geeks e todo amante da Tecnologia em uma imersão de 5 dias e 5 noites com mais de 600 palestras, interatividade e troca de conhecimentos mútuos.


Thaisa Bergmann deu uma palestra explicativa sobre o que são buracos negros, como calculá-los e contou sobre sua descoberta, que lhe rendeu o Prêmio "Mulher na Ciência" 2015 em Paris.


Trabalhando em seu laboratório, ela teve a chance de ser a primeira pessoa a observar o Disco de Acreação de um Buraco Negro supermassivo no Espaço, a região ao redor do fenômeno onde gás se acumula após o consumo da matéria.  Com a dimensão de apenas um dia-luz, os discos são extremamente raros de serem observados.


Ao final de sua palestra, ao responder perguntas da platéia, um rapaz disse:
- Eu penso que você teve sorte, de estar com o aparelho ligado naquele exato momento e presenciar o gás no Disco de Acreação de um Buraco Negro.
- Thaisa, com humildade respondeu: Sim eu tive sorte!
Logo em seguida Márcia Carioni pegou microfone e completou:
- Thaisa, nessas horas eu gosto de citar Pablo Picasso. Ao ser perguntado se ele era apenas um pintor que teve sorte, ele respondeu "Sim eu tive muita sorte em minha vida, mas todas as vezes que a sorte bateu em minha porta, eu estava no atelier de pintura trabalhando".

Ao terminar a palestra, todos aplaudiram em pé !!!

Professora Márcia Carioni e a Astrofísica Thaisa Bergmann no Palco Central


Thaisa posou para fotos e participou de um hangout ao vivo com Cristian Reis Westphal, palestrante desde os 17 anos e criador do Projeto Ciência e Astronomia.

Márcia Carioni, Thaisa Bergmann e Cristian Reis Westphal

Thaisa Bergmann e Cristian Reis Westphal


Veja no vídeo abaixo, onde a L'Oreal de Paris e a UNESCO reconhecem o talento de uma "Mulher Brasileira", Cientista de Astrofísica, dedicada e vencedora !!!
Parabéns Mulheres!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário